quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Eu me lembro da Jurema



             
A tarde vem chegando, o sol vai se escondendo por trás das montanhas, espalhando os seus lindos raios dourados !
Escuto a sábia cantando, bem distante...
Então eu me lembro das matas, lembro dos caboclos, lembro da Jurema...

A tarde vem chegando, o sol vai se escondendo por trás das montanhas, e eu me lembro da  cabocla Jurema, como dizem, é a mais linda cabocla de pena !
Eu me lembro da cabocla Jurema da pele morena, de olhar meigo e arisco como os da águia, e de cabelos negros como a noite.
.
Eu me lembro da Jurema caminhando leve  sobre as folhas, quando ela pisa parece uma pena no chão a flutuar!
A tarde vem chegando, e eu me lembro da cabocla Jurema, correndo livre nas matas, sentindo o cheiro do mato verde, pisando na terra úmida e fria pelo orvalho da manhã.

Sentindo o vento bater nas folhas, vendo os animais selvagens nas  matas, os pássaros cantando  nos galhos das árvores, fazendo os seus ninhos,ou vendo os peixes nadando nas águas claras do rios !

Caçando com o seu arco e sua flecha, saboreando as frutas que estão nos galhos das árvores, ou as que vão caindo pelo caminho.
Ou mergulhando o seu corpo, nas águas calmas dos rios !

A tarde vem chegando, e eu  me lembro da Jurema, das suas matas, do céu azul, dos pássaros cantando, dos seus rios e cachoeiras, da sua aldeia, dos seus caboclos, do amanhecer e do entardecer !

Que maravilha é as matas da Jurema !
A tarde vem chegando, o sol vai se escondendo por trás das montanhas, e eu me lembro lá das matas da Jurema...


Quando é noite de lua cheia, a lua clareia todo o céu, clareia toda a mata.
No silencio da mata, apenas se escuta o barulho das águas das cachoeiras, e dos grilos cantando.
E sobre as águas dos rios, podemos ver uma nuvem de vaga-lumes, que parece um céu de estrelas a piscar, que é um dos quadros mais lindo de se ver, lá nas matas do Jurema!


A tarde vem chegando, e eu me lembro da  Jurema da sua aldeia, dos seus caboclos, cantando e dançando em volta da fogueira.

Cantando e dançando para a mais linda cabocla da sua aldeia.
Cantando para a cabocla Jurema nas lindas noites, de lua cheia!


A tarde vem chegando, o sol vai se escondendo por trás das montanhas,espalhando os seus lindos raios
Dourados !

A sábia continua a cantar bem distante...
E eu fico a lembrar, da cabocla Jurema das suas matas, da sua aldeia,dos seus caboclos, do amanhecer e do entardecer...
Eu me lembro da minha cabocla Jurema da sua aldeia, dos seus caboclos, e das lindas noites de lua cheia !
Maria santos.
                                            Quinta-Feira      20/07/1995
Obs:
 Sonhei com as mata da Jurema com a cabocla Jurema com a sua aldeia, com seus caboclos.
No meu sonho, ela era uma rainha, uma linda caçadora, uma grande amazona.
Usava um lindo penacho de penas coloridas.
Quando vi a imagem dessa cabocla, lembrei do meu sonho.
Então escrevi este verso para essa cabocla.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário