quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Descrição do amor (1 Coríntios 13-1)



1 - Se eu falar em línguas de homens e de anjos, mas não tiver amor, tenho-me tornado um (pedaço de) latão que ressoa ou um cimbalo que retine.

2 – E se eu tiver o dom de profetizar e estiver familiarizado com todos os segredos sagrados e com todo conhecimento, e se eu tiver toda a fé de modo a transplantar montanhas, mas não tiver amor nada sou.

3- E se eu der todos os meus bens para alimentar os outros, e se eu entregar o meu corpo, para jactar- me, mas não tiver amor de nada me aproveita.

4- O amor é longânime e benigno.
O amor não é ciumento, não se gaba não se enfuna.

5- Não se comporta indecentemente, não procura os seus próprios interesses, não fica  encolerizado.
Não leva em conta o dano.

6- Não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade.

7- Suporta todas as coisas, acredita todas as coisas, espera todas as coisas, persevera em todas as coisas.

8- O amor nunca falha.
Mas, quer haja (dons de) profetizar, serão eliminados;
Quer haja línguas, cessarão; quer haja conhecimento será eliminado.

9- Pois temos conhecimento parcial e profetizamos parcialmente.

10- Mas, quando chegar o que é completo, será eliminado o que é parcial.

11- Quando eu era pequenino, costumava falar como pequenino, pensar como pequenino, mas agora que me tornei homem, eliminei as ( características) de pequenino.

13- Agora, porém, permanece a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário